Geral Pará

Governo do Pará oferece ações em saúde em todas as regiões

Telemedicina, consultas em várias especialidades, hemodiálise e ações de saúde em áreas indígenas ocorreram durante todo o ano

22/12/2021 às 00h35
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Durante todo o ano de 2021, ações e investimentos do Governo do Pará se traduziram em programas, atendimentos, novos serviços implantados, e outras realizações que beneficiaram diretamente a população. Desde agosto, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) retomou as atividades do Programa Telemedicina, resultado de parceria entre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi) com o Hospital Albert Einstein.

As equipes do Estado garantiram o direito à saúde a povos indígenas
As equipes do Estado garantiram o direito à saúde a povos indígenas - (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

São oferecidas teleconsultas nas especialidades endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Foram quase 1,8 mil consultas até a primeira quinzena de novembro, nos municípios de Acará, Almeirim, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Belém, Bom Jesus do Tocantins, Bujaru, Cametá, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Jacundá, Limoeiro do Ajuru, Nova Esperança do Piriá, Oeiras do Pará, Ourém, Portel, Rurópolis, Santa Luzia do Pará, São Domingos do Capim, Viseu, Curuçá, Maracanã e Mocajuba.

A parceria entre Sespa e Universidade do Estado do Pará (Uepa) criou o "Qualifica Saúde", voltado à valorização dos profissionais, a fim de fortalecer atendimentos de média e alta complexidade, incentivando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A população de São Sebastião da Boa vista também recebeu os serviços de saúde
A população de São Sebastião da Boa vista também recebeu os serviços de saúde - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)

Terras indígenas- Só no Arquipélago do Marajó, foram 17.604 atendimentos, entre consultas médicas, exames, emissão de carteiras de passe livre, entrega de kits de higiene bucal e de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência (PcDs). A expedição passou pelos municípios de Soure, Ponta de Pedras, Muaná, Salvaterra, Cachoeira do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Santa Cruz do Arari, Curralinho, Bagre, Breves e Portel.

Expedição de saúde no município de Bagre, no Arquipélago do Marajó
Expedição de saúde no município de Bagre, no Arquipélago do Marajó - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)

Nos territórios indígenas, foram mais de 4 mil atendimentos, entre setembro e outubro, incluindo consultas médicas, exames, entrega de kits de higiene bucal e 199 atendimentos pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR/Sespa). A expedição passou pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó, que abrange os municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte, Altamira e Anapu.

Mais atendimentos- O Programa "Obesidade Zero", outra iniciativa do Governo do Pará, de janeiro até a primeira quinzena de novembro deste ano realizou 2.545 consultas e 159 procedimentos cirúrgicos. O "Pré-Operatório Rápido" assistiu 7,2 mil pessoas no mesmo período.

Ações itinerantes garantiram atendimento na capital e no interior
Ações itinerantes garantiram atendimento na capital e no interior - (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)

Também em 2021 foram ampliados os serviços de hemodiálise, implantados no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba (Oeste do Pará), que atendeu casos de hemodiálise crônica (172 sessões e 21 pacientes) e aguda (493 sessões e 82 pacientes).

No Hospital Regional Público do Marajó, no município de Breves, de abril a outubro deste ano foram realizadas 686 sessões de hemodiálise ambulatorial, sendo 84 sessões em pacientes internados.

Por Carol Menezes (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio