Geral Pará

Estado entrega escola de Ensino Médio, asfalto nas ruas e firma convênios em Baião

As novas instalações da Escola Estadual Francisca Nogueira Ramos contribuem para maior qualidade de ensino para mais de mil estudantes do município

22/12/2021 às 16h15
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Um local para estudar mais confortável, equipado e moderno, era o desejo aguardado há 40 anos pela comunidade escolar do município de Baião, na região do Baixo Tocantins. O governador Helder Barbalho tornou este sonho realidade, nesta quarta-feira (22), com a entrega das novas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Nogueira da Costa Ramos, a 85ª unidade inaugurada desde janeiro de 2019.

“Hoje, nós estamos entregando uma belíssima escola e vocês devem ter orgulho disso: certamente, pode ter uma unidade igual à essa, mas em todo o Pará, não tem uma escola melhor do que essa. Portanto, isso deve ser motivo de satisfação para a população baionense e fica o meu pedido aos alunos, que cuidem deste espaço de aprendizagem, para que ele permaneça bonito, conservado e com sua plena funcionalidade”, ressaltou Helder Barbalho.

A construção da unidade escolar teve início em 2017, mas apenas na atual gestão os trabalhos foram retomados e concluídos. Com mais de 2,8 mil m², o novo espaço de aprendizagem está preparado para atender os mais de 1 mil alunos do Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio (1ª e 2ª etapa) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), que já estavam matriculados na escola.

O estudante da 3ª série do Ensino Médio, Alexandre de Souza, conta que no antigo prédio não havia infraestrutura adequada para o ensino, como laboratórios, bibliotecas, salas climatizadas e quadra poliesportiva coberta. “Aqui neste novo espaço vai ser diferente, porque temos tudo o que precisamos para aprender. Essa melhoria vai diminuir a evasão escolar que há em nossa escola e também será uma forma de incentivar os alunos a voltarem aos estudos. Agora, todo mundo quer vir para cá, vislumbrar esse novo tempo que a gente tá vivendo na educação e espero que essa transformação traga melhorias para todos”, enfatiza o aluno.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, “Baião ganha uma das escolas mais modernas do Baixo Tocantins e, sem dúvidas, é uma forma de você estar valorizando o município, trazendo para cá coisas boas para todos que aqui residem. A educação tem o valor invisível, mas que transforma consideravelmente a nossa sociedade. Neste momento, estamos muito felizes por estar cumprindo esse compromisso do Governo do Estado, proporcionando à esta cidade uma escola que vai ser referência no estado do Pará”, destacou. 

INVESTIMENTOS

As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e mais de R$ 7,1 milhões provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), investidos para erguer o 1º prédio próprio da Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Nogueira da Costa Ramos.

Os recursos possibilitaram a construção de 12 salas de aulas, laboratório de informática e multidisciplinar, biblioteca, salas de artes e vídeo, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo e conselho escolar. O local também dispõe de recreio coberto, cozinha, despensa, quadra poliesportiva coberta, sala de educação física, vestiários, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs), entre outros espaços.

Segundo a responsável pelo espaço de aprendizagem, Regiane Lopes, toda a comunidade escolar estava ansiosa para receber as novas instalações da Escola Estadual Francisca Nogueira da Costa Ramos. “Trabalhávamos em um prédio cedido pelo município e, com a entrega deste local, as coisas vão mudar consideravelmente em nosso município. Quando a gente entra aqui, as perspectivas são de esperança sem igual. Eu tenho certeza que os nossos alunos vão ficar impactados de uma maneira tão positiva, que talvez cresça o número de matrículas no ano letivo de 2022”, frisou a dirigente.

O prefeito de Baião, Lourival Menezes, agradeceu ao Governo do Estado pelos benefícios que estão sendo proporcionados ao município. “Minha gratidão ao governador Helder Barbalho, por tudo que tem feito pela nossa cidade, seja através do Programa Forma Pará, com mais asfalto para nossas vias e também proporcionando uma educação de qualidade para a nossa população, com a entrega de uma escola de 1º mundo”, ressaltou.

ASFALTO

Nesta quarta-feira (22), também foram entregues pelo chefe do Executivo Estadual, a nova pavimentação asfáltica de 1 km da malha viária do município, por meio do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”. A iniciativa realizou obras de drenagem superficial, pavimentação, calçada, sinalização e meio-fio nas seguintes vias urbanas: Rua Manoel Peleja, Travessa São Francisco, Travessa Chico Seco, Travessa Raimundo Pimentel e Travessa Vereador Francisco Brito.

O pedagogo Odair Leite, afirma que o asfalto e a entrega da nova escola vão possibilitar a geração de renda e qualidade de vida para toda a comunidade que reside próximo às obras entregues. “O asfalto melhorou bastante a segurança do nosso bairro, depois que fizeram este serviço, a polícia pode estar aqui mais ostensivamente e a criminalidade parou de maneira expressiva. Além disso, a nova escola vai trazer mais avanços na vida de toda a comunidade do entorno, possibilitando a criação de novos comércios e, principalmente, melhorando a educação”, relata o morador. 

CONVÊNIOS

O governador Helder Barbalho e o prefeito de Baião, Lourival Menezes, assinaram um convênio para a aquisição de 100 mil litros de Óleo Diesel - S10, que serão utilizados na recuperação de estradas vicinais da localidade. Outra parceria firmada vai garantir a compra de um raio-X e o aparelho de ultrassom para o Hospital Municipal São Joaquim, possibilitando que novos procedimentos sejam realizados e a melhoria na saúde pública do município.

Na ocasião, também acompanharam o chefe do Executivo Estadual durante a agenda de trabalho em Baião, os deputados estaduais Gustavo Sefer, Dilvanda Faro e Ana Cunha; o chefe da Casa Civil, Iran Lima; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, além de outras autoridades locais.

*Texto de Vinícius Leal (Ascom / Seduc)

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio