Geral Pará

Procon alerta sobre cuidados durante as compras de final de ano

Órgão de defesa do consumidor recomenda que as pessoas atentem a preços, à confiabilidade de sites (em compras online), entre outras atenções

22/12/2021 às 17h00
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O final do ano é o período mais esperado pelo setor do Ccomércio por causa da alta nas compras e pede cuidados do consumidor
O final do ano é o período mais esperado pelo setor do Ccomércio por causa da alta nas compras e pede cuidados do consumidor - (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)
O Natal é a época do ano de maior movimentação no comércio popular ou de rua e dos shoppings, bem como, no comércio eletrônico. Porém, além de ser uma excelente oportunidade para comprar, o consumidor deve se atentar para evitar prejuízos. Por conta disso, o Procon divulga as principais dicas e cuidados para que o consumidor tenha êxito no momento das compras.

Confira os principais cuidados recomendados pelo Procon: 

- Não comprar nada que não seja realmente necessário e que será usado, sendo essencial planejar os gastos para fugir das tentações das novidades. Ou seja, gastar com sabedoria. 
- Pesquisar os preços dos presentes escolhidos, pois eles variam entre os estabelecimentos comerciais. 
- No caso de compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado, verificando e escolhendo os sites comprovadamente seguros e conhecidos.
- É importante fazer a impressão do comprovante da compra, com a descrição do pedido, e solicitar um e-mail de confirmação, que deverá conter a data de entrega do produto. 
- Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. 
- Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”).
- Nas compras realizadas pela internet, como das demais efetuadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de 7 (sete) dias, após o recebimento da mercadoria, para desistir da compra, com os valores restituídos, inclusive o do frete. 

O diretor do Procon, Eliandro Kogenpa, ressalta que, “nessa época do ano o apelo dos estabelecimentos comerciais é grande, e o Procon alerta para as informações sobre o preço, à vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensal e anual, que devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. O consumidor, sempre que possível, deve preferir a compra à vista e pedir descontos”. 

O Procon recomenda, ainda, que se a compra for a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e o número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

O Procon orienta que os  consumidores se informem sobre a política de troca de presentes nos estabelecimentos comerciais.

“Pelo Código de Direito do Consumidor, o estabelecimento não é obrigado a trocar o produto, caso o que recebeu o presente, por exemplo, não goste da cor ou o tamanho da roupa ou número do calçado esteja errado.  Então, tente sempre se informar com o vendedor, antes de finalizar a compra, qual a política da loja em relação à troca”, explicou o diretor Eliandro Kogenpa.

Por Cristiani Sousa (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio