Geral Pará

Hospital de Clínicas celebra Natal com pacientes em tratamento psiquiátrico

Pedidos de saúde, desejos de reencontro e palavras de gratidão. Esses foram alguns dos temas das cartas escritas e lidas pelos pacientes em tratamento psiquiátrico na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). A atividade foi...

23/12/2021 às 16h55
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Pedidos de saúde, desejos de reencontro e palavras de gratidão. Esses foram alguns dos temas das cartas escritas e lidas pelos pacientes em tratamento psiquiátrico na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). A atividade foi realizada nesta quinta-feira (23) como parte das celebrações de Natal na unidade que, além da psiquiatria, é referência também em cardiologia e nefrologia no Pará.

Foto: Ascom / HCGV
Ao longo da semana, outras comemorações foram realizadas com pacientes do Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, Clínicas Pediátrica, Médica e do Ambulatório de Terapia Ocupacional. Na psiquiatria, a programação deste ano foi realizada durante o horário de visita na unidade, dando aos pacientes a possibilidade de vivenciar o tradicional momento marcado pela celebração em família, com os parentes mais próximos.

“Trabalhamos o tema durante toda a semana, fizemos contato com os familiares e conseguimos que muitos estivessem hoje no Hospital. Essa presença, esse encontro já é muito importante para esses pacientes, para mudar a rotina diária de tratamento e até de autocuidado”, explica Selma Frota, enfermeira chefe do Serviço Internação Breve da Psiquiatria no HC. 

Além do encontro com familiares, o Natal na Psiquiatria do HC também foi marcado pelo término e alta do tratamento para cinco pacientes. No retorno para casa, 30 cestas básicas e kits de higiene arrecadados junto à Fundação ParáPaz e servidores do HC foram doados para cada um dos pacientes ou familiares daqueles que ainda ficaram na unidade.  

Foto: Ascom / HCGV
Diretora-presidente da Fundação, Margareth Braun reforçou as palavras de agradecimento aos profissionais que atuam no hospital, diante de mais um ano de enfrentamento da pandemia de covid-19 em que centenas de pessoas procuraram os serviços de emergência da unidade, principalmente o de psiquiatria. “Natal é sempre tempo de reflexão e de gratidão. Para nós, é momento de agradecer pelo que fizemos ao longo de mais um ano de pandemia, vendo o quanto foi difícil manter a saúde mental equilibrada e o quanto nossos profissionais se dedicaram para cuidar de todos aqueles que nos procuraram em algum momento”, declarou.

Por Marcelo Leite (HC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio