Geral Pará

Detran participa de mobilização nacional da Operação Lei Seca

No último sábado (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) participou da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca. A operação contou 35 pontos de abordagem montados entre às 20h e 04h de domingo (19) em 12 estados participantes...

23/12/2021 às 17h45
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

No último sábado (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) participou da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca. A operação contou 35 pontos de abordagem montados entre às 20h e 04h de domingo (19) em 12 estados participantes desta edição. 

A Mobilização Nacional é uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans, por meio da Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, onde se prevê a realização de várias operações de fiscalização de trânsito e pontos de bloqueio envolvendo os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, os Batalhões de Trânsito das Polícias Militares e demais órgãos e entidades de todos os estados e do Distrito Federal atuando na repressão de condutores de veículos automotores que estejam sob a influência de álcool e outras substâncias.

Ao todo, foram empregados 410 servidores que realizaram 4.526 abordagens a condutores e 4.199 testes de etilômetro foram realizados nessa que foi a maior operação integrada entre órgãos e instituições de fiscalização de trânsito no ano de 2021. 

Ao todo, 585 condutores foram autuados por estarem conduzindo sob o efeito álcool ou por terem se recusado a realizarem o teste de alcoolemia e 51 destes foram presos em flagrante e vão responder pelo crime de trânsito pelo resultado do teste.

Destaca-se ainda a abordagem de 62 condutores inabilitados e a remoção de 160 veículos aos pátios de depósitos dos órgãos. Alem disso, os policiais e agentes lavraram 1215 autuações diversas, como falta de equipamentos obrigatórios e alterações de características, nos pontos de fiscalização.

No Pará, as operações resultaram em 634 abordagens e testes de alcoolemia, sendo que 25 deles acusaram o consumo de bebida alcoólica. Além destes, 08 condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Ao todo, foram removidos 04 veículos ao parque de retenção do Detran. “O combate à alcoolemia é uma das principais diretrizes de atuação da fiscalização do Detran-PA no momento. A combinação de ácool e direção aumenta significamente as chances de lesões e mortes no trânsito, portanto as operações de repressão a esse fator de risco tendem a ser cada vez mais rigorosas nas rodovias estaduais”, explica o coordenador de operações e fiscalização do Detran, Ivan Feitosa.

OBJETIVOS DO FÓRUM

O Fórum Permanente das Operações da Lei Seca do Brasil tem como escopo promover a conscientização dos motoristas acerca de todos os desdobramentos possíveis resultantes da condução de veículo automotor sob influência de álcool, de modo a reverter os índices de violência no trânsito e estatísticas negativas referentes às mortes ligadas ao fato, evidenciadas em todo o Brasil, bem como incrementar a presença da fiscalização durante o período, com o intuito de transmitir maior sensação de segurança à população das áreas fiscalizadas.

 

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio