Geral Pará

Crianças atendidas na Usina da Paz do Icuí protagonizam espetáculo natalino

Com tema sobre saúde bucal, a iniciativa empolgou os jovens atores e os pais que estavam na plateia

23/12/2021 às 20h20
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

A importância da saúde bucal foi o tema do espetáculo apresentado na UsiPaz do Icuí
A importância da saúde bucal foi o tema do espetáculo apresentado na UsiPaz do Icuí - (Foto: Divulgação)
Para encerrar a programação de Natal da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi realizado um espetáculo na tarde desta quinta-feira (23), denominado “Natal da Saúde Bucal”, com crianças de 8 a 13 anos, alunos do teatro e pacientes do Setor de Odontologia da UsiPaz.
Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz
Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz - (Foto: Divulgação)

A iniciativa é da Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e visa gerar conhecimento na área de saúde bucal, priorizando o autocuidado. “Hoje nós estamos com nossos atores, que são pacientes da odontologia, e também são usuários de várias atividades da Usina da Paz. Para a gente é muito gratificante, porque a gente está vendo que realmente a UsiPaz está tendo o objetivo que o governo do Estado buscava, que é não só promover saúde, mas promover essa interação, espalhar alegria e amor. Nós estamos conseguindo finalizar o ano com a sensação de dever cumprido”, ressaltou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.

 Crianças e adolescentes atendidos na Usina da Paz receberam certificado de participação na programação natalina
Crianças e adolescentes atendidos na Usina da Paz receberam certificado de participação na programação natalina - (Foto: Divulgação)

“Essa elaboração veio através dos atendimentos das crianças na Usina da Paz e, de fato, para não ficar somente no atendimento odontológico, a gente tentou puxá-las para essa apresentação, uma ação educativa. Então, eles vão ensinar o público como é fazer esse processo, de forma lúdica”, explicou o coordenador das ações da Sespa na Usina da Paz Icuí-Guajará, Gabriel Martins.

Alana Vitória ficou ansiosa para se apresentar pela primeira vez em um espetáculo
Alana Vitória ficou ansiosa para se apresentar pela primeira vez em um espetáculo - (Foto: Divulgação)

Orgulho de mãe- Na plateia estava a professora Alessandra Nunes, que aguardava a participação da filha, Lizandra Deadorin, 11 anos. “Eu acho que falar desse tema na linguagem da criança, de forma bem lúdica, é sensacional. A mensagem é mais absorvida por elas. Minha filha vai se apresentar pela primeira vez, e está animada”, disse.

Ivone Lima foi ver a apresentação do filho, Luan Gabriel
Ivone Lima foi ver a apresentação do filho, Luan Gabriel - (Foto: Divulgação)

Ivone Lima também aguardava o filho, Luan Gabriel, 09 anos. “Ele gosta de participar das atividades aqui do teatro; se identificou bastante. Moramos aqui perto, e a Usina da Paz está sendo maravilhoso para nossa família”, contou Ivone Lima.

Na coxia do teatro, a estudante Alana Vitória, 11 anos, quanto se preparava para entrar no palco, ela falou sobre a expectativa para seu primeiro espetáculo. “Viver tudo isso aqui é muito legal! Representar e falar sobre esses cuidados, que são importantes, como usar fio dental e escovar direito. E estou ansiosa”.

Luan Gabriel exibe o certificado de participação no espetáculo de Natal
Luan Gabriel exibe o certificado de participação no espetáculo de Natal - (Foto: Divulgação)

A programação também foi um momento feliz para Júlia Martins, 11 anos. “Eu já havia participado de uma apresentação na escola. Eu sempre gostei de teatro, desse ambiente, e estou muito feliz e nervosa. Mas vai dar tudo certo”, afirmou.

Alex Melul, gerente-geral da Usina da Paz Icuí-Guajará
Alex Melul, gerente-geral da Usina da Paz Icuí-Guajará - (Foto: Divulgação)

Segundo o gerente-geral da Usina da Paz Icuí-Guajará, Alex Melul, o espetáculo encerrou as atividades de Natal do complexo de cidadania. “O evento é de suma importância para a gente da Usina da Paz, e hoje é o fechamento dessas atividades de Natal. Nós estamos no dia 23 de dezembro. Esse é o nosso último evento antes do Natal. Muito importante para nossas crianças, que são atendidas aqui com seus pais e a família em geral”, informou Alex Melul.

Serviço:Devido às festas de final de ano, a Usina da Paz Icuí-Guajará, nos dias 24 e 25 de dezembro, estará fechada, retornando no domingo (26), das 8 às 18 h. Na segunda-feira (27), a Usina da Paz estará fechada para manutenção, voltando às atividades na terça-feira (28), das 8 às 22 h.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a Usina da Paz também estará fechada, retornando no domingo (02), das 8 às 18 h. Na segunda-feira (03), a Usina da Paz estará fechada para manutenção, voltando ao funcionamento normal na terça-feira (04), das 8 às 22 h.

Por Paulo Garcia (SEAC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio