Geral Pará

Natal é celebrado no Hospital da Transamazônica com pacientes, acompanhantes e funcionários

Café da manhã, entrega de presentes, 'Cabide Solidário' e ceia no dia 25 contemplam usuários e profissionais de plantão

23/12/2021 às 23h25
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Profissionais e mães de crianças internadas nas UTIs Pediátricas do HRPT
Profissionais e mães de crianças internadas nas UTIs Pediátricas do HRPT - (Foto: Divulgação)
Para celebrar o Natal, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Oeste do Pará, por meio do Grupo Técnico de Humanização (GTH), realiza programações especiais para contemplar pacientes, acompanhantes e funcionários. A unidade, que é referência para mais de 500 mil pessoas na Região de Integração Xingu, promoveu nesta quinta-feira (23) um café da manhã para mães e outros acompanhantes dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátricas.

À tarde, o clima natalino tomou conta da ala de atendimento infantil, com a entrega de presentes pela Mamãe Noel. A iniciativa presenteou 14 crianças internadas no Hospital Regional, com brinquedos doados por funcionários da unidade.

Entrega de presentes aos pequenos pacientes pelos funcionários integrou a programação
Entrega de presentes aos pequenos pacientes pelos funcionários integrou a programação - (Foto: Divulgação)

Acolhimento- A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, ainda organizou um “Cabide Solidário”, como um bazar gratuito, voltado a pacientes e acompanhantes do setor de Nefrologia.

“O HRPT é referência em atendimento para muitos municípios da região. Às vezes, as pessoas vêm de longe, em uma emergência, e não conseguem sequer pegar suas roupas. Essa ação tem o objetivo de trazer alegria e conforto aos pacientes e seus acompanhantes, dando a oportunidade de escolherem roupas para usar durante a internação, ou até mesmo no momento da alta, e levá-las para casa”, informou Rafaela Rizzi, terapeuta ocupacional e coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH).

“Nós arrecadamos roupas durante todo o ano, pois o fluxo de pacientes nessas condições é intenso e contínuo”, ressaltou a profissional. “Por isso, caso alguém tenha uma peça em bom estado parada em casa, pode deixar aqui na recepção do Regional. Com certeza, ela fará diferença na vida de outra pessoa”, disse a coordenadora do GTH.

Para as crianças internadas, o momento foi de alegria e surpresas
Para as crianças internadas, o momento foi de alegria e surpresas - (Foto: Divulgação)

Para os funcionários, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), vai oferecer  uma ceia de Natal, no sábado (25), para que todos os profissionais de plantão na unidade possam celebrar a data. “Essas ações de humanização são importantes, principalmente neste período de fim de ano, pois amenizam o sofrimento dos pacientes e seus familiares. É uma fase do ano marcada por reuniões familiares, festas e alegria, e passar dentro de uma unidade hospitalar, lutando para se recuperar, é muito impactante”, destacou Edson Primo, diretor Hospitalar do HRPT, acrescentando que  “conseguimos ver nos olhos das crianças a felicidade e a satisfação quando recebem os presentes. É um momento realmente gratificante”.

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio