Domingo, 24 de Outubro de 2021
Geral Pará

Estado abre em Castanhal duas edições dos Jogos Estudantis Paraenses

“As competições serão realizadas de forma simultânea nos municípios de Acará, Castanhal, Moju e Salvaterra”

25/09/2021 às 03h25
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Paraenses
Cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Paraenses - (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) realizou simultaneamente, nesta sexta-feira (24), a abertura da 62ª e da 63ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), nos municípios de Acará, Castanhal, Moju e Salvaterra. Em 2020, o evento não foi promovido devido à pandemia de Covid-19. Este ano, as competições ocorrem de forma escalonada e com todos os protocolos de biossegurança.

A iniciativa tem como objetivo propagar e desenvolver o esporte educacional (difundido nas escolas), em diferentes redes de ensino e em todas as regiões do Estado, além de servir como seletiva para definição dos representantes do Pará nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), previstos para novembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Atletas do Acará que participam da competição
Atletas do Acará que participam da competição - (Foto: Divulgação)

O secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra, ressaltou na cerimônia de abertura das competições em Castanhal a “satisfação muito grande de estar aqui, neste evento, representando o time da Seduc, e de ter a possibilidade de presenciar o ato de abertura dos JEPs, neste momento pandêmico, época de superação para todos nós. Desejo que as competições sejam muito produtivas e, claro, boa sorte às equipes participantes”.

Experiência- A estudante do 9º ano Ana Karoline Gomes, acompanhada por seu treinador e colegas de time, se deslocou de Moju até Castanhal para competir na modalidade futsal. “Eu já tinha participado outras vezes dos JEPs no voleibol, mas essa experiência que estou tendo agora é bem melhor. É uma adrenalina muito grande, uma sensação boa, e espero que a gente ganhe e também se divirta, até porque esses foram os objetivos que nos trouxeram até aqui”, enfatizou.

Delegação do município de Moju
Delegação do município de Moju - (Foto: Divulgação)
O público-alvo tem entre 12 e 17 anos. A expectativa é que cerca de 1.500 alunos/atletas, e indiretamente 10 mil famílias, participem do evento, em cinco municípios das regiões Metropolitana de Belém, Guamá, Marajó e Baixo Tocantins.

Segundo o coordenador-geral do Núcleo e Esporte e Lazer (NEL), Cristiano Gomes, o evento é importante para o resgate das práticas esportivas diante do cenário causado pela pandemia. “Nesta volta dos JEPs estamos seguindo os protocolos sanitários, para resguardar a saúde de todos os participantes. Sem dúvida, esta iniciativa impacta diretamente na vida de cada aluno/atleta, e é fato que a prática do esporte educacional proporciona o bem-estar e o lazer da nossa comunidade estudantil”, frisou o dirigente.

Autoridades na abertura dos Jogos em Castanhal
Autoridades na abertura dos Jogos em Castanhal - (Foto: Divulgação)

Sete modalidades integram esta etapa dos JEPs, e cada município-sede é responsável por uma categoria esportiva:

Acará - voleibol de quadra

Castanhal - basquete, futsal e manbol

Moju - handebol e mirinbol

Salvaterra - luta marajoara

Os jogos para os atletas da categoria A, com idade entre 12 e 14 anos, serão realizados nos dias 24, 25 e 26/09 (feminino) e 1º, 02 e 03/10 (masculino). Já o início das competições para a categoria B, com atletas de 15 a 17 anos, está marcado para ocorrer em dezembro, nos dias 03, 04 e 05 (feminino) e 10, 11 e 12 (masculino).

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes