Domingo, 24 de Outubro de 2021
Geral Pará

Governo entrega veículos para as atividades da Agência de Defesa Agropecuária do Pará

Órgão recebeu 21 caminhonetes modelo 4x4 para o trabalho de vigilância sanitária no segmento agropecuário, importante para qualidade dos produtos nos mercados

29/09/2021 às 15h25
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Para auxiliar e reforçar as ações e fiscalização agropecuárias por todo os municípios do interior do Estado, o Governo do Pará entregou 21 caminhonetes modelo 4x4 para as unidades de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), nesta quarta-feira (29), em ato realizado na Aldeia Cabana, em Belém.

“Nós temos como vocação central da economia paraense a atividade rural, seja a agricultura, seja a pecuária, então, para que possamos ter uma vigilância sanitária equipada, estruturada, adequada para que os nossos produtos estejam com a qualidade devida para um bom consumo e para que sejam competitivos, nos mercados internos e externos, gerando emprego e renda, é importante esse investimento, daí a importância da Adepará, que é a responsável por fazer este trabalho”, destacou o governador Helder Barbalho, durante a entrega.

Investimentos -A ação faz parte da iniciativa de reestruturação da frota da Agência, que ao final, em sua totalidade, irá entregar 105 veículos disponibilizados exclusivamente às atividades de campo, sendo 90 veículos de modelo Pickup 4x4 e 15 modelo Duster. No total, o investimento para atualização da frota é de mais de 3 milhões de reais. Este é o primeiro lote de veículos entregue para a Agência de Defesa e a previsão é a de que até março de 2022 todos sejam entregues.

Nesta primeira entrega, foram disponibilizados veículos para os municípios de: Abaetetuba, Altamira, Brasil Novo, Almeirim, Primavera, Capanema, Capitão Poço, Itaituba, Rurópolis, Marabá, Oriximiná, Redenção, Santarém, Soure, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

Para Rose Sampaio, gerente regional São Félix do Xingu, uma das 16 gerentes presentes para o recebimento das caminhonetes: "É uma grande satisfação recebermos estas caminhonetes do Governo do Estado, através do nosso diretor da Adepará, Jamir Macedo. A nossa regional só tem a agradecer, pois São Félix do Xingu é considerada uma das maiores em extensão territorial e os nossos trabalhos e metas a serem atingidos na área vegetal e animal é que agradecemos imensamente esse grande presente que irá nos auxiliar nos programas, principalmente nos Territórios Sustentáves".

Uma das caminhonetes foi destinada ao Gatto (Grupo Agropecuário Técnico, Tático e Operacional, criado há um ano para combater o abate clandestino de animais e a comercialização de produtos sem a devida inspeção. O Grupo é composto por fiscais e agentes agropecuários, e compartilha informações para promover o mais efetivo, amplo e articulado combate à atividade ilícita em todo o Pará. Os integrantes recebem e investigam denúncias de abate clandestino de animais e produção irregular de produtos de origem animal e seus subprodutos.

Qualidade –A ação de fiscalização e inspeção faz parte do trabalho realizado periodicamente pela Adepará, que reflete diretamente no crescimento agropecuário do Pará e no interesse de grandes produtores de grãos, carnes, leite, ovos e pescado. Para isso, a Adepará alinha suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidades (ONU), que visam a garantir segurança alimentar e melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável.

“Portanto, com este investimento nós estamos fortalecendo a agência, ampliando a sua presença em todas as regiões do Estado Esses veículos contribuem para o fortalecimento a vigilância da produção paraense, assegurando que os nossos produtos, de origem animal e vegetal, certificados pela Adepará estão prontos para o consumo de qualidade, além de serem produtos competitivos nos mercados nacional e internacional, mostram a pujança do estado do Pará.”, finalizou o governador, Helder Barbalho.

 Agência alinha ações com a ONU em favor da agricultura sustentável

A Adepará é uma autarquia que tem como missão planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará.

Assim, a melhor estruturação da Agência reflete diretamente na sociedade, já que a Adepará possui dois compromissos nas áreas meio e finalística. Na área meio e finalística é a agricultura, pecuária e pesca. Basicamente, a defesa agropecuária é fazer com que não haja nenhum prejuízo na produção agrícola e pecuária, evitando a introdução de pragas e doenças.

Portanto, na área de sua atuação, a Agência de Defesa que tem a missão de valorizar o agronegócio paraense e esses dois compromissos estão sendo efetivados de acordo com o atual Plano Plurianual 2022-23 (PPA), pois a autarquia está conseguindo vencer as etapas estabelecidas dentro dos compromissos que ela se propôs no plano e com um ponto positivo, com o reconhecimento da cobertura territorial nas 12 regiões de integração do estado.

A meta da atual gestão é ser uma referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários para a preservação do meio ambiente e para a competitividade do agronegócio paraense.

“As ações periódicas de fiscalização fixa e móvel são relevantes para manter a regularização dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. É uma forma de garantir alimentos de qualidade ao consumidor paraense. Assim, com esse aporte de investimento, teremos melhor estrutura para chegar até as propriedades mais distantes para atender os produtores rurais e, por conseguinte, conseguiremos garantir uma defesa agropecuária mais forte e uma agroprodução livres de pragas e com sua sanidade preservada.”, avalia o diretor geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo. 

Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:

-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

-Registro Artesanal da Adepará

-Serviço de Inspeção Federal (SIF)

-Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

SERVIÇO

A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392-4264.  

Por Manuela Viana (ADEPARÁ)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes