Domingo, 24 de Outubro de 2021
Geral Pará

Semas instala EcoPonto no Arraial de Nazaré para coleta seletiva de resíduos recicláveis

A iniciativa, com a parceria do Instituto Alachaster, se junta ao projeto EcoCírio, desenvolvido pela Diretoria da Festa de Nazaré

01/10/2021 às 20h50
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Os coletores já estão instalados para receber materiais que podem ser reaproveitados
Os coletores já estão instalados para receber materiais que podem ser reaproveitados - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) instalou nesta sexta-feira (1º), no Arraial de Nazaré, um Ecoponto para coleta seletiva de resíduos recicláveis. O local vai funcionar até dia 26 de outubro, diariamente, das 17 às 22 h. O ecoponto receberá materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal. A equipe da Secretaria estará no local para orientar o público a respeito da reciclagem de resíduos. O ecoponto é uma parceria com o Instituto Alachaster.
Foto: Reprodução/Secom Pará

Para coleta de plástico, o coletor no Arraial terá o formato de um barco de romeiros, a exemplo do coletor instalado na Praia do Atalaia, em Salinópolis, na região Nordeste, feito na forma de um peixe.

O coletor em forma de barco para resíduos plásticos
O coletor em forma de barco para resíduos plásticos - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

No local também está instalado um estande para exposição de vídeos institucionais sobre as ações de sustentabilidade realizadas pela Semas. Além de contar com a exposição de materiais produzidos a partir da reciclagem de resíduos que seriam destinados a aterros sanitários. Haverá a distribuição de "lixocar", lixeiras para automóveis produzidas com reaproveitamento de uniformes da Equatorial Energia, e de urnas eleitorais doadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a Fábrica Esperança, que atua na reinserção social de egressos do sistema penitenciário.

Espaço do Projeto Eco Semas, desenvolvido pela Secretaria com uma série de ações
Espaço do Projeto Eco Semas, desenvolvido pela Secretaria com uma série de ações - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

"Quando preservamos a natureza, preservamos a vida. Este ecoponto instalado no Arraial de Nazaré vem para aproximar ainda mais a Semas da sociedade nesse esforço de conscientização e educação ambiental. Esperamos que estes ecopontos possam se alastrar, e ajudar as pessoas a desenvolver cada vez mais este hábito de descarte seletivo de resíduos, principalmente atrelada a essa grande festa, que é o Círio de Nazaré. É fundamental mostrarmos, também, esse papel tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a geração de renda. A Semas, enquanto órgão ambiental, desempenha função institucional ambiental e social", afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Mauro O'de Almeida.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Descarte consciente- “O Governo do Pará é um dos realizadores do Círio, e essa parceria que a gente fez com a Semas é importantíssima. Caiu como uma luva, porque nós temos um projeto, aqui da Diretoria, que se chama EcoCirio, que busca justamente trabalhar essa conscientização ambiental e sustentável. A Semas trouxe esse projeto de descarte consciente, de reciclagem, e também o EcoPonto. Isso é excelente! Casou com o nosso projeto social, com o espírito da festa e com o espírito da sustentabilidade”, reiterou o diretor do Arraial e de Arrecadação do Círio, Sérgio Reis.

A instalação do Ecoponto é mais uma ação do Projeto Eco Semas, um voltado à promoção de ações de sustentabilidade, como a implantação de coleta seletiva, reaproveitamento de água da chuva, adoção de copos e canecas para os servidores e aquisição de biodigestores para tratamento adequado de resíduo orgânico, além de ações de coleta seletiva em balneários e eventos.

"Ações como essa, que nós desempenhamos fora das dependências da Semas, ações de coleta seletiva, de sustentabilidade, que promovem o protagonismo de cooperativas de recicláveis, mostram para a sociedade que nem todo material descartável é lixo. Muitos materiais são reaproveitados e têm valor econômico. Isto gera renda para as pessoas”, afirmou a técnica em Gestão de Meio Ambiente da Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira da Semas, Brenda Hachem.

Por Bruna Brabo (SEMAS)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes