Domingo, 24 de Outubro de 2021
Geral Pará

Abaetetuba: Secom realiza Oficinas de Rádio e Fotografia até a próxima sexta-feira (8)

O município de Ipixuna do Pará, no nordeste paraense, é o próximo a receber os cursos de Produção Cultural e Publicidade e Propaganda

06/10/2021 às 13h05
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Em Abaetetuba, parte da turma da oficina de Rádio e Fotografia para Celular, realizada pela Secom e o Instituto Rosa dos Ventos
Em Abaetetuba, parte da turma da oficina de Rádio e Fotografia para Celular, realizada pela Secom e o Instituto Rosa dos Ventos - (Foto: Adriana Pinto / Secom)
“Essas oficinas vêm para qualificar e atualizar os nossos conhecimentos, aprimorando as nossas técnicas. Com essas informações, vou poder experimentar outros formatos, como o podcast, que abrirá novos horizontes para mim no mercado de trabalho. Tem tudo para melhorar a minha vida no campo profissional, porque poderei produzir conteúdos mais bem elaborados”, afirmou o professor e comunicador de Abaetetuba, Hélio Maués, um dos participantes da Oficina de Rádio, realizada pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom). 

Ao todo, 68 alunos participam das oficinas de Rádio e Fotografia para Celular, promovidas pela Secom, em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos, no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins. As atividades começaram nesta terça-feira (5) e seguem até a próxima sexta (8). 

O diretor de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) da Secom, Fábio Oliveira, explica que além de atuar nos territórios do TerPaz, a diretoria procura estabelecer parcerias com instituições, ONGs, prefeituras, para interiorizar as suas ações.

“As oficinas de Abaetetuba são exemplos disso. Queremos promover, cada vez mais, o diálogo com as comunidades, estimular a criação de polos de comunicação comunitária e democratizar o acesso à informação e à comunicação”, destaca o diretor da Secom, Fábio Oliveira. 

No curso de Rádio são abordados temas como Linguagem Radiofônica; Gêneros e Formatos Radiofônicos; O que é Podcast, entre outros
No curso de Rádio são abordados temas como Linguagem Radiofônica; Gêneros e Formatos Radiofônicos; O que é Podcast, entre outros - (Foto: Adriana Pinto / Secom)
Em novembro próximo, a secretaria estará em Ipixuna do Pará, entre os dias 9 e 12, à frente das Oficinas de Produção Cultural e Publicidade e Propaganda, com apoio do Instituto Flor de Lótus. A meta, segundo o diretor, é realizar ações em todas as regiões do Estado do Pará, em 2022. 

Em Abaetetuba, as atividades seguem todas as medidas de segurança contra a covid-19 e são ministradas na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM), pelos educadores Angelo Madson e Deia Lima, que, ao longo dos quatro dias de programação, discutem o uso das tecnologias como ferramenta de transformação social. 

OFICINAS

Entre os assuntos abordados na oficina de Rádio estão: Linguagem Radiofônica; Gêneros e Formatos Radiofônicos; O que é Podcast; Gênero Publicitário; Gênero Informativo; Elaboração de Roteiro Radiofônico; Gravação de Off; Artesanato Sonoro – Edição de Áudio; Transmissão Rádio Web e Plataformas Digitais. Rádio Web Streaming. 

De acordo com o instrutor de Rádio, Angelo Madson, o intuito é oferecer a formação teórica e habilitação técnica para agentes multiplicadores que já atuam na comunicação popular nos seus municípios, seja com rádios comunitárias, redes sociais ou até mesmo nas televisões locais. 

“A oficina desenvolve habilidades e competências necessárias dos profissionais para o exercício da função. O conteúdo envolve as etapas de pré-produção, produção e a pós-produção. Queremos garantir mais autonomia, independência e maior produtividade dos nossos alunos”, argumentou.  

Na oficina de Fotografia para Celular são discutidas as seguintes temáticas: Conhecendo o seu aparelho smartphones; As Vantagens do Celular; Conhecendo as luzes: Natural e Artificial; O Antes do click; Depois do click, Aplicativos para efeitos; Proporção Dourada; Noções de composição; Fotografia, edição e tratamento, Distribuição: maneiras de compartilhamento e exposição.

A arte-educadora e fotógrafa, Deia Lima, afirma que os alunos podem explorar seu olhar fotográfico e torná-lo mais sensível para a fotografia com o celular. “Ações como essa democratizam as formas de atender a comunidade paraense, que tanto necessita de atividades educativas”, relatou. 

O aluno Hélio Maués parabenizou a Secom pela realização da atividade educativa. “Levar conhecimento para além da capital e dar oportunidade de novos diálogos sobre a comunicação popular é fundamental. Que essa política pública esteja presente, cada vez mais, para outros municípios”, diz. 

SERVIÇO

Acesseo siteouo Facebookda Secom e acompanhe a programação das oficinas.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes