Domingo, 24 de Outubro de 2021
Geral Pará

Hospital Regional do Sudeste já dispõe de novo aparelho de ressonância magnética

O aparelho será instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem, e deve entrar em funcionamento ainda neste mês

07/10/2021 às 21h35
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, recebeu um novo aparelho de ressonância magnética. O equipamento, que chegou à unidade nesta semana, integrará o Centro de Diagnóstico por Imagem do HRSP, que é referência em serviços de saúde para mais de 1 milhão de habitantes de 22 municípios da região.

O aparelho, com tecnologia de última geração, pesa mais de seis toneladas e foi adquirido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Segundo Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública, a entrega do aparelho é resultado de uma série de investimentos do governo do Estado na rede de hospitais. “Foi feito com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde e promover a prevenção. Um diagnóstico mais preciso oferece conforto durante a realização de exames e com menor tempo de entrega, levando o que há de melhor na saúde para todas as regiões do Pará”, ressaltou o titular da Sespa.

O novo aparelho de ressonância magnética, de última geração, foi adquirido pelo governo do Estado
O novo aparelho de ressonância magnética, de última geração, foi adquirido pelo governo do Estado - (Foto: Divulgação)

De acordo com Valdemir Giratto, diretor hospitalar da Pró-Saúde, gestora do HRSP, o novo aparelho deve entrar em funcionamento até o final de outubro. A unidade também está reformando a sala de ressonância, para ampliar o conforto e a segurança dos pacientes. "Com uma sala moderna e humanizada, o novo equipamento irá proporcionar mais rapidez, qualidade e precisão aos nossos atendimentos. Quando estiver em pleno funcionamento, serão realizados cerca de 750 exames de ressonância magnética por mês", informou.

O diretor informou que, além do aparelho de ressonância, o Centro de Diagnóstico de Imagens dispõe de equipamento de raios X, tomógrafo computadorizado, arco cirúrgico e outros aparelhos móveis.

Procedimento– O aparelho de ressonância magnética possui um grande ímã, que interage com o corpo humano por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência, criando imagens em alta definição, utilizadas para detectar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas.

Segundo Raphael Castro, que atua como supervisor das aplicações técnicas radiológicas no HRSP, para a realização segura e precisa do exame devem ser seguidas algumas regras básicas. "O paciente deve retirar itens de metal, como brincos, botões e zíper. Depois, ele é posicionado em uma mesa, onde a parte do corpo a ser estudada é coberta por um aparelho chamado bobina, que potencializa o efeito do campo magnético e melhora a imagem. A mesa desliza para dentro de um grande tubo, e o paciente deve ficar imóvel até que o exame acabe", explicou.

O técnico em Radiologia também informou que uma pequena movimentação pode comprometer o exame, por isso os especialistas podem imobilizar certas regiões corporais. Há ainda casos com a utilização de contraste endovenoso para evidenciar lesões e patologias.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde. Com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), é referência na prestação de serviços em várias áreas, como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia geral, plástica reparadora, hemodiálise e partos de alto risco.

Texto: Ederson Oliveira - Ascom/HRSP

Por Mozart Lira (SESPA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes