Geral Pará

Seduc destaca o protagonismo dos diretores escolares da rede pública estadual

No total, 927 gestores são responsáveis pelos espaços de aprendizagem da Seduc em todo o Pará

12/11/2021 às 18h45
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Cuidar de uma escola não é tarefa fácil e conforme a quantidade de alunos, modalidade educacional e sua localização, os desafios e responsabilidades se tornam ainda maiores. Nesta sexta-feira (12), é o dia em que se comemora o Diretor Escolar, profissional que tem a missão de manter o bom funcionamento da escola, além de incentivar, motivar e inspirar a sua equipe e os estudantes.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
“Ser diretor, é superar desafios e buscar alternativas para a melhoria do ambiente escolar, é motivar cada membro da equipe a um fazer pedagógico mais construtivo e humano”, esta é a definição sobre o trabalho do gestor escolar para Théo Queiroz, responsável pela Escola Estadual Albanízia de Oliveira, no bairro do Souza, em Belém.

Diretor Jorge Théo
Diretor Jorge Théo - (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)
“Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dispõe de 927 escolas estaduais e a mesma quantidade de gestores escolares, que estão presentes em todos os 144 municípios paraenses. Nós celebramos e destacamos o protagonismo desses profissionais que desempenham com zelo e excelência, o papel indispensável na gestão dos espaços de aprendizagem em todo o Pará”, destacou a secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga.

DESAFIOS

Segundo a responsável pela Escola Estadual Panorama XXI, no bairro do Mangueirão, em Belém, “durante a pandemia da Covid-19, o gestor escolar foi um personagem muito importante, porque mesmo sem aulas presenciais, nós estávamos diariamente nas escolas, cuidando de toda a logística para que os alunos pudessem continuar seus estudos de casa. Hoje, graças a essa melhora no cenário epidemiológico e, principalmente, devido à vacina, a gente vê a escola voltando a ser um espaço de aprendizado e convivência”, ressaltou Márcia Lobato.

“Temos muitos desafios, mas todos são superados com a parceria e o profissionalismo da nossa equipe. Agradeço imensamente a oportunidade que me foi dada, além de ser uma grande satisfação estar à frente da administração desse espaço de aprendizagem”, afirma Wanessa Ribeiro, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima I, no bairro de Val-de-Cans, em Belém.

Diretora Wanessa Ribeiro
Diretora Wanessa Ribeiro - (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)

A satisfação de ser diretora da Escola Estadual Vera Simplício, no bairro do Telégrafo, em Belém, é algo extremamente positivo, revela Ana Lúcia. “Ver as crianças aprendendo, já que aqui atendemos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, é uma satisfação infinita. A participação total da comunidade dentro da escola, além de uma equipe técnico-pedagógica extremamente unida, com certeza o trabalho só pode ser o melhor possível”, ressalta a dirigente.

PARCERIA

O sucesso das atividades pedagógicas na Escola Estadual João Renato Franco é resultado de um conjunto de várias iniciativas educacionais, junto com a comunidade escolar e a Seduc. De acordo com a gestora da unidade, Silvana Evanovick, o objetivo é que a escola esteja repleta de alunos e garantir que eles permaneçam no espaço de aprendizagem.

“Ser diretor é uma consequência de ações que a gente procura desenvolver dentro da escola, principalmente, trabalhando para que os nossos alunos obtenham sucesso. A gente sempre procura ter a comunidade dentro da escola, pois nossas atividades são planejadas e articuladas, junto com os estudantes, professores e isso está gerando bons resultados. Temos conseguido que a unidade diminua consideravelmente a evasão escolar, além da elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destaca a gestora.

INVESTIMENTOS

Desde janeiro de 2019, o Governo do Estado, por meio da Seduc, trabalha para garantir melhores condições de trabalho aos gestores escolares, equipe técnico-pedagógica e alunos. Até o momento, 79 espaços de aprendizagens já foram entregues totalmente reconstruídos, em diversas regiões do estado, com novo mobiliário e tudo o que há de mais moderno em infraestrutura escolar.

A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, agradeceu e parabenizou todos os 927 diretores pela incansável dedicação e importante papel na construção da educação pública paraense. “Quero aqui externar a minha gratidão, nesta data tão especial para os nossos queridos diretores, que se empenham diariamente em fazer a educação do Pará, se tornar cada dia melhor. Parabéns, diretores, vocês são merecedores desse reconhecimento e dessa homenagem”, concluiu. 

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio