Geral Pará

Cine Líbero Luxardo e Casa das Artes têm programação do III Festival do Filme Etnográfico do Pará

O Festival terá mostras competitivas e de filmes especiais, workshop e a exposição “Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo”

13/11/2021 às 13h10
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

De 16 a 21 de novembro, o Cine Líbero Luxardo, no Centur, em Belém, receberá o III Festival do Filme Etnográfico do Pará, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem (PPGSA), da Universidade Federal do Pará UFPA), com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

O Festival tem o objetivo de difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas e grupos sociais, e temas de interesse antropológico. A programação conta com mostras competitivas e de filmes especiais, além de workshop e exposição.

Casa das Artes terá exposição sobre obra de Jorge Bodanzky
Casa das Artes terá exposição sobre obra de Jorge Bodanzky - (Foto: Alex Ribeiro - Ag. Pará)
As mostras competitivas se dividem em duas categorias: Jean Rouch, que premiará o Melhor filme etnográfico em curta, média e longa-metragem, e Divino Tserewahú, voltada para o cinema indígena - também com premiação para o melhor em curta, média e longa-metragem. O workshop “O ‘Fazer’ e os Desafios da Produção Audiovisual Antropológica” ocorrerá via Google Meet, para discutir as variadas questões técnicas envolvidas em um filme etnográfico, bem como suas diferenças para o cinema documental.

Exposição- A exposição “Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo”, inédita no País, é outra atração do Festival. Ela ficará aberta para visitação na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes, a partir do dia 15 de novembro. A curadoria é assinada por Jorane Castro e Orlando Maneschy. A exposição reúne fotografias e filmes da obra de Jorge Bodanzky, um dos mais importantes cineastas documentais do Brasil, homenageado no Festival.

Composta por imagens que não receberam nenhum processo de restauro, a mostra apresenta as marcas do tempo nos registros, fortalecendo a leitura crítica proposta pelos curadores. “Descobrir o acervo fotográfico de Jorge Bodanzky é entender melhor os caminhos que ele percorre até o seu cinema. São fragmentos de histórias de um Brasil inesperadamente atual”, avalia Jorane Castro.

Cine Líbero Luxardo recebe o III Festival do Filme Etnográfico do Pará
Cine Líbero Luxardo recebe o III Festival do Filme Etnográfico do Pará - (Foto: CARLOS SODRÉ / ARQUIVO AG. PARÁ )

As fotografias são exibidas de maneira intercalada com fragmentos de filmes Super 8 dos anos 1970,  e filmagens realizadas como referências para seus filmes - como o clássico “Iracema, Uma Transa Amazônica”. O vernissage será na próxima segunda-feira (15), as 19h30. O diretor estará presente.

A programação completa está no site festivaldopara.com.br. O Cine Líbero Luxardo mantém os protocolos de segurança contra a Covid-19: o uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento social. O espaço funcionará com 75% de sua capacidade (66 pessoas).

Serviço:III Festival do Filme Etnográfico. De 16 a 21 de novembro de 2021, das 15 às 22 h, no Cine Líbero Luxardo - Avenida Gentil Bittencourt, 650, no térreo. Programação completa:http://www.fcp.pa.gov.br/

Workshop "O 'Fazer' e os Desafios da Produção Audiovisual Antropológica". De 16 a 21 de novembro, das 09 às 12 h, via
Google Meet. Inscrições: site do III FFEP -festivaldopara.com.br

Exposição "Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo". Abertura: Dia 15 de novembro, às 19h30. Visitação até 28/02/2022, na Galeria Ruy Meira - Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236, bairro Nazaré.

Texto: Ascom/FCP

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio