Geral Pará

Gincana solidária mobiliza órgãos públicos à doação de sangue no mês do Doador Voluntário  

Cada instituição pública tem um código no Hemopa para contabilizar as bolsas doadas. A Gincana vai até 23 de novembro, com anúncio da vencendora dia 25.

16/11/2021 às 13h55
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Rosana Matos é enfermeira da Agencia Transfusional do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém. Ela mobilizou uma caravana de voluntários do grupo ‘Jovens Aliançados’ da Igreja Quadrangular da Cidade Nova 8 para participar da Gincana ‘Instituição Cidadã’ da Fundação Hemopa, que está na segunda edição. “Nós sabemos da necessidade dessas doações. Uma ação muito abençoada e motivadora. Por isso estamos abraçando e envolvidos nessa gincana para alcançar mais doadores”, disse. 

A Gincana faz parte da programação de comemoração do mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’, no dia 25. A Fundação Hemopa convidou os órgãos públicos do estado para fazer parte desta corrente do bem. 

Nestas ações, muitos voluntários fazem a primeira doação de sangue. Como a Amanda Albuquerque, de 31 anos. “Era uma coisa que eu já queria fazer há bastante tempo. E agora  estou conseguindo fazer a doação, fazendo bem para mim e para outras pessoas também”, ressaltou a administradora e integrante da Igreja Quadrangular. 

Sandra Beckman é servidora da Secretaria da Fazenda (Sefa), que também está nesta Gincana Solidária. Ela conta que já teve pessoas na família que necessitaram de transfusão e assim ela entende a necessidade de fazer parte desta corrente.

Ela é coordenadora do atendimento psicossocial e mobilizou os voluntários do órgão. "Nós recebemos este convite e por saber da grande importância da doação de sangue para a sociedade, estamos aqui. Assim a gente incentiva não só aos nossos servidores, mas também os nossos jovens estagiários a ingressarem nessa luta pela vida".

Cada instituição pública tem um código no cadastro do Hemopa para contabilizar as bolsas doadas. A Gincana vai até o dia 23 de novembro. E a instituição ganhadora será anunciada na cerimônia do dia 25 de novembro, na sede da Fundação, na Batista Campos.

Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações 3110.6500 / 0800 280 8118.

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio