Geral Pará

Convênios garantem obras de infraestrutura nas zonas urbana e rural de Capanema

Estado e Prefeitura firmaram parcerias para obras na Central de Abastecimento e Feira do Artesanato, além de recuperação de mais de 300 km de vicinais

16/11/2021 às 21h05
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Governador Helder Barbalho e demais autoridades no ato de assinatura dos convênios
Governador Helder Barbalho e demais autoridades no ato de assinatura dos convênios - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)
O governador Helder Barbalho participou, nesta terça-feira (16), do ato de assinatura de convênios que vão garantir obras importantes para o município de Capanema, no nordeste paraense. Um dos convênios com a Prefeitura prevê a reconstrução da Central de Abastecimento do município, com investimento estadual e contrapartida municipal. As obras serão executadas pela Prefeitura.
A Central de Abastecimento que será reconstruída, por meio da parceria do Estado com a Prefeitura de Capanema
A Central de Abastecimento que será reconstruída, por meio da parceria do Estado com a Prefeitura de Capanema - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

O projeto de reconstrução vai deixar a Central com infraestrutura adequada a comerciantes e consumidores. Os primeiros poderão vender seus produtos em um espaço apropriado, e os segundos vão ter um lugar organizado para comprar gêneros alimentícios com segurança e comodidade, ajudando a fomentar a economia local.

Avanços- No ato de assinatura dos convênios, o governador Helder Barbalho destacou a importância de poder contribuir com o desenvolvimento de Capanema. "É uma satisfação poder estar aqui mais uma vez trazendo benefícios, trazendo conquistas. Quero festejar hoje os avanços que estamos aqui celebrando, com o fortalecimento das instituições em toda a região dos Caetés", enfatizou o chefe do Executivo estadual.

Feirante Berenilton Almeida
Feirante Berenilton Almeida - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

Berenilton Almeida, feirante há 31 anos na Central, disse que o mercado “precisa de reforma urgente, tanto de esgoto, iluminação e telhado. Aqui cai muita água. Quando chove, vira um aguaceiro. Aí vendemos pouco, porque as pessoas não vêm comprar. Nosso espaço merece uma atenção especial”.

Para o prefeito de Capanema, Francisco Neto, o momento é de reconhecer a importância da parceria com o governo estadual. “Quero agradecer ao governador pelas assinaturas de convênios aqui em Capanema. O primeiro para reforma da Central de Abastecimento, que há mais de 30 anos não recebe nenhum tipo de recuperação, e é onde transita grande parte da população da cidade para a compra de produtos hortifruti. É um espaço muito importante para a agricultura familiar local”, ressaltou o gestor municipal.

Governador Helder Barbalho com artesãos que serão beneficiados com a nova Feira do Artesanato
Governador Helder Barbalho com artesãos que serão beneficiados com a nova Feira do Artesanato - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

Vicinais e turismo– Também foi firmada parceria com a Prefeitura para aquisição de 200 mil litros de combustível, para abastecimento de máquinas que vão recuperar 309 quilômetros de estradas vicinais na zona rural.

Mototaxista Fernando Carvalho
Mototaxista Fernando Carvalho - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)
Quem transita pelas estradas espera com ansiedade pelas melhorias. É o caso do mototaxista Fernando Carvalho. Segundo ele, “se ajeitarem, passarem máquinas, vai melhorar muito. Aqui, até com moto a gente fica atolado; já fiquei várias vezes. Fica difícil, principalmente no inverno. É muito buraco, poça de água e lama, muito difícil de se locomover. Com essa recuperação vai ficar melhor pra gente se locomover e ter uma vida melhor”.

O terceiro convênio firmado se destina à construção da Feira do Artesanato “Francisco Freitas Filho”. O novo espaço vai garantir a infraestrutura necessária para que artesãos possam comercializar seus produtos, valorizando a cultura, o turismo e a atividade comercial.

Vicinal que será recuperada com o combustível garantido pelo governo do Estado
Vicinal que será recuperada com o combustível garantido pelo governo do Estado - (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

Por Matheus Rocha (SEDOP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio