Geral Pará

Santa Casa e Hemopa realizam campanha de captação de doadores de sangue

Para continuar salvando vidas, a Santa Casa realiza mais de 500 transfusões de sangue por mês, daí a necessidade de incentivar as doações

18/11/2021 às 23h25
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Recuperada, Thaís carrega Saulo ao lado de profissionais que participaram da campanha
Recuperada, Thaís carrega Saulo ao lado de profissionais que participaram da campanha - (Foto: Divulgação)
Voltar ao Hospital da Santa Casa carregando o filho no colo é uma vitória para Thaís de Souza, 35 anos. Portadora de Púrpura Trombocitopênica Trombótica, ela foi internada aos sete meses de gestação na Santa Casa, onde permaneceu por 43 dias e recebeu 531 bolsas de sangue.

Nesta quinta-feira (18), Thaís e o filho Saulo Gabriel participaram da campanha de doação de sangue da Santa Casa do Pará, realizada pela Fundação Hemopa (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará) e Agência Transfusional da Fundação Santa Casa.

“Pra mim, a doação de sangue foi uma oportunidade de vida, pois foi por conta desse gesto, tanto de familiares quanto de doadores anônimos, que eu e meu filho estamos hoje vivos. Por isso, eu peço a quem já doa, que continue doando, pois a doação salva vidas”, afirmou Thaís de Souza.

Foto: Divulgação
Mais de 140 bolsas de sangue foram coletadas
Foto: Reprodução/Secom Pará
Demanda- Com o objetivo de salvar vidas são realizadas, em média, 575 transfusões de sangue por mês na Santa Casa. Entre os setores que mais demandam transfusões estão a neonatologia, onde são atendidos os recém-nascidos, e a maternidade. Para suprir essa necessidade e sensibilizar os doadores, as campanhas são essenciais, ressaltou Márcia Basílio, gerente da Agência Transfusional da Santa Casa.

“Essa campanha tem o objetivo de abastecer os nossos estoques, para que possamos atender à demanda. Aderimos a essa campanha com o Hemopa, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, e estamos tento a participação massiva, tanta da gestão, que prestou todo o apoio, quantos dos servidores que vieram doar”, informou a gerente.

Doador de sangue voluntário desde os 16 anos, e um ativo captador de doadores, Flávio Lobet, 34 anos, hoje é um servidor da Santa Casa e acompanha a rotina do Hospital, por isso sabe da importância da doação de sangue. “Eu já participava de um grupo de voluntários voltado a serviços sociais da minha Igreja, e por saber dessa necessidade do Hospital comecei a incentivá-los a fazer as doações de sangue. Desde então, acredito que já consegui mais de 300 doadores para a Santa Casa”, contou Flávio Lobet.

Foto: Divulgação
Unidade móvel da Fundação Hemopa em frente à Santa Casa
Foto: Reprodução/Secom Pará
Facilidade- A ação, realizada na Santa Casa, integra o projeto de captação hospitalar da Fundação Hemopa, que culmina com a campanha. O hemocentro leva toda a estrutura de captação ao hospital, incluindo uma unidade móvel, possibilitando que servidores e acompanhantes de pacientes tenham mais facilidade para fazer a doação, informou Olinda Campos, assistente social da Fundação Hemopa.

“Ao longo dos meses, nós fazemos visitas e desenvolvemos ações de doação, e também programamos a campanha, que é a coroação desse trabalho contínuo de sensibilização dos colaboradores e dos familiares de pacientes aqui da Santa Casa”, ressaltou a assistente social.

Foram coletadas durante a ação 141 bolsas de sangue. Mas quem quiser participar pode procurar qualquer unidade do Hemopa e doar em nome da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Texto: Etiene Andrade - Ascom/Santa Casa

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio