Geral Pará

Floresta do Araguaia recebe a 80° escola revitalizada pelo governo do Estado 

Com nova estrutura física, equipamentos e inclusão, a Escola de Ensino Médio Monsenhor Augusto Dias de Brito consolida o compromisso do governo com a educação

19/11/2021 às 22h15
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou nesta sexta-feira (19) a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Augusto Dias de Brito, em Floresta do Araguaia, município do Sudeste do Estado. Com mais esta unidade, o governo atingiu a marca histórica de 80 escolas entregues à população paraense, construídas, reconstruídas, revitalizadas ou ampliadas, consolidando o compromisso com a educação. 

O Estado já entregou uma unidade escolar a cada 8,5 dias. Um feito nunca antes visto, afirmou o aluno do 2º ano do ensino médio, Victor Henrique. “Agora está tudo novo. Com isso, a minha expectativa é que as coisas melhorem e se desenvolvam. É uma estrutura que é melhor para nós, alunos, e para o professor que leciona aqui. Sem dúvida, será um ensino melhor. Todo mundo sai ganhando com isso, principalmente a população. Entre os espaços que eu mais gostei está o laboratório. Antes, nós tínhamos, mas não era com essa estrutura toda. Eu também gostei foi da quadra, que o piso não era apropriado. É uma questão de saúde para a gente, que utiliza nas atividades. Sem dúvida, vai melhorar o nosso desempenho, as nossas notas. São benefícios que nunca vimos, e só tendem a ajudar a gente”, disse o estudante. 

A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual Monsenhor Augusto Dias de Brito vai beneficiar cerca de 700 alunos dos turnos regulares e 300 do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some). Dos cerca de 2.300 metros de área total, o governo realizou a construção em mais de 50%, chegando a 1.583 metros quadrados. O valor total de investimento é superior a R$ 3,5 milhões, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As melhorias vão proporcionar mais comodidade, conforto e qualidade de ensino aos alunos, professores e equipe técnico-pedagógica.

“Nós estamos entregando essa escola reconstruída para todos vocês. A minha homenagem para todos os alunos e alunas da Escola Monsenhor. Que esta unidade esteja adequada para a realidade que os alunos de Floresta merecem. A escola está toda climatizada, com laboratório multifuncional, com sala de vídeo, informática, quadra coberta. Esse é o direito de vocês, população de Floresta”, afirmou o governador Helder Barbalho.

Ainda durante o evento, o governador anunciou que, no início de 2022, serão iniciadas obras para concluir a construção de mais um escola estadual no município que se destaca na produção de abacaxi. A unidade terá 12 salas de aulas, que reforçarão ainda o ensino na região.

Novo momento- A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, enfatizou o momento especial para a educação no Pará. “O Estado segue com a sua política de reconstrução de escolas, trabalhando na perspectiva de beneficiar a comunidade escolar. Hoje entregamos a escola de número 80. Preparamos essa escola para ofertar ambientes completos, ambientes que possam ofertar aos nossos alunos condições dignas de ter educação de qualidade, com auditório, laboratório de informática, sala de educação especial. Todas as condições efetivas para construir um novo momento na educação do povo paraense”, ressaltou a titular da Seduc. 

Os investimentos possibilitaram a revitalização de seis salas de aulas, laboratório de informática e multidisciplinar, sala de leitura e vídeo, sala de “multi-meios”, sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado), rádio da escola, quadra de esportes, direção, secretaria e coordenação pedagógica. Houve melhorias, também, na sala dos professores, arquivo, nos banheiros masculino e feminino, recreio coberto e espaços de convivência, e ainda instalação de equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs). 

“A gente fica até sem palavras, já que vemos um sonho se realizando. Nós tivemos 21 anos do ensino médio implantado em Floresta do Araguaia, e ainda não tínhamos tido essa oportunidade de viver esse momento. Agora recebemos a reforma e ampliação, recebemos equipamentos, a modernização nesta unidade. É maravilhoso ver que nós estamos recebendo uma infraestrutura diferenciada, para termos condições de melhorar, ainda mais, a qualidade do nosso ensino, visto que a nossa escola tem um índice de desenvolvimento superior às demais escolas da região”, assegurou a vice-diretora Marcina Ana da Costa.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio