Geral Pará

Abertura de portões e entrega de malotes em locais de prova do Enem transcorrem com tranquilidade neste domingo (21)

Em Belém, equipes de trânsito desde às 10h organizaram o fluxo de veículos para evitar que o acesso aos locais fosse prejudicado. Operação integrada envolve Correios, Exército, PM, PC, GFlu, Graesp, Detran, Guardas Municipais, Seduc e...

21/11/2021 às 13h55
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

A abertura dos portões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para o meio-dia deste domingo (21), horário de Brasília, ocorreu com tranquilidade e contou com policiamento ostensivo e orientação no trânsito. A Operação "Enem 2021", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), oferece apoio na realização do certame em todo o Pará.

Concentrando a maior quantidade de inscritos para a realização das provas, o Pará soma o total de 167.649 alunos. Antes da abertura, por volta de 7h, na capital e interior, as equipes de segurança iniciaram o policiamento ostensivo e preventivo nos locais de prova e imediações, em paradas de ônibus e onde houver concentração de pessoas. O trabalho prolonga-se até a conclusão do primeiro dia de certame, previsto para 19h.

Na capital, as equipes de trânsito desde às 10h organizaram o fluxo de veículos a fim de evitar que o acesso aos locais fosse prejudicado. Em casos de acidentes, as equipes estão prontas para identificar os pontos de engarrafamento e reorganizar o trânsito.

Para acompanhar a movimentação nos locais de provas, a Segurança Pública conta com o monitoramento eletrônico de mais de 353 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém e também no interior do Estado.


Logística

Com apoio da PM, a entrega dos malotes de provas foi concluída por volta de 10h30, antes do previsto, nos 77 municípios paraenses, sem nenhum imprevisto registrado.

Integração 

A operação 'Enem 2021' envolve, de forma integrada, os Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Cesgranrio, que executam, em nível estadual, na versão impressa e na versão digital, respectivamente.


Regionais 

A segurança pública instalou, mais uma vez, os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, que abrange também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).

Em Belém, o CICC funciona no novo espaço localizado na Avenida Almirante Barroso, antigo prédio da Funtelpa.

Texto:André Macedo (Ascom/Segup)

Por Aline Saavedra (SEGUP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio