Geral Pará

Governo garante melhorias para 239 famílias de Breves, no Marajó

Garantindo melhorias nos índices habitacionais do Marajó, o governador Helder Barbalho contemplou 239 famílias da cidade de Breves com o programa “Sua Casa”. A iniciativa estadual concede auxílio para a construção, reconstrução e ampliação...

30/11/2021 às 17h55
Por: Pará1 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
Garantindo melhorias nos índices habitacionais do Marajó, o governador Helder Barbalho contemplou 239 famílias da cidade de Breves com o programa “Sua Casa”. A iniciativa estadual concede auxílio para a construção, reconstrução e ampliação de moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cheques foram entregues hoje (30), durante agenda realizada na cidade, em comemoração aos 171 anos do município.

O chefe do executivo paraense destacou como o benefício favorece a construção de residências com melhores estruturas. “Estamos com diversas ações aqui, como políticas sociais. Nossa mensagem hoje é a da esperança e do progresso da comunidade de Breves. Hoje, são 239 famílias contempladas com o ‘Sua Casa’. O governo está dando o material de construção e também viabilizando o pagamento da mão de obra para que as famílias possam ter efetivamente os lares beneficiados”, disse Helder Barbalho.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
A família de Seu Paulo Afonso Soares foi uma das beneficiadas na ação desta terça-feira. O cadeirante de 54 anos segue firme no tratamento de câncer de próstata e conta que sem o apoio recebido o sonho de melhorar a estrutura da casa onde mora estaria muito distante de virar realidade.

Paulo Afonso Sales
Paulo Afonso Sales - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)
“Foi uma alegria muito grande essa ajuda. Eu estou doente, não estou conseguindo trabalhar. Apareceu na hora certa essa ajuda, vou construir a casa conforme orientado. Agradeço a Deus pela ajuda, porque eu moro de aluguel numa casa simples. Eu não sabia mais o que fazer, mas agora vou realizar esse sonho”, festejou o morador de Breves. 

Orlando Reis, presidente COHAB
Orlando Reis, presidente COHAB - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)
“O programa tem essa capacidade de fazer com que as pessoas cumpram todas as etapas da obra. Ou seja, os moradores recebem o auxílio para aquisição do material de construção e também para o pagamento dos trabalhadores como pedreiros e carpinteiros. Com isso, os contemplados conseguem cumprir as etapas e realizar o sonho da casa própria. Dessa forma, estamos melhorando a vida das pessoas”, explicou Orlando Reis, presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). 

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o "Sua Casa" foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. O valor total concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até R$ 21 mil. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

A iniciativa do governo do Estado vem transformando os lares de famílias carentes em todas as 12 regiões de integração paraense. A estimativa da Cohab é que somente em 2021 mais de 60 mil pessoas consigam melhorar as condições de moradia, por meio do “Sua Casa”.  

Para o prefeito de Breves, Xarão Leão, a ação de hoje atende uma das principais solicitações da cidade, o apoio para a melhorar as habitações locais: “Essas ações são fruto da parceria do governo do Estado com a população do Marajó. Os cheques entregues vão melhorar a demanda das moradias daqui da nossa cidade. Agradecemos a Deus todo esse apoio”.

Para ser contemplado, o candidato deve atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os interessados com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica feita pelo setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Por Ronan Frias (COHAB)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio